quinta-feira, 7 de julho de 2011

Maconha na fazendo do ex ditador Augusto Pinochet

                 Uma plantação de maconha foi encontrada em uma fazenda do ex-ditador Augusto Pinochet, no mesmo local onde estão as cinzas do seu corpo que foi cremado, atualmente esta fazenda encontra-se embargada por um julgamento por enriquecimento ilícito.
                 A filha mais velha do ex ditador, Lucía Pinochet Hiriart, afirmou ao jornal La Tercera estar surpresa pela descoberta, que ocorreu em março do ano passado, mas chegou à imprensa apenas recentemente. "Sobre o que pode ocorrer na (fazenda) Los Boldos não temos ideia. Está aberta, até animais podem entrar. Está meio abandonada", afirmou.
                 Em uma capela da fazenda de Los Boldos, mesmo local onde foi encontrada a plantação, 130 quilômetros a sudoeste de Santiago, estão depositadas as cinzas de Pinochet, que morreu em 10 de dezembro de 2006. O prédio era uma das muitas propriedades do ex-governante (1973-1990) e está embargado pela Justiça como parte de um processo de enriquecimento ilícito.
                 Pinochet foi julgado e permaneceu em prisão domiciliar em Los Boldos, uma fazenda em que duas de suas filhas também construíram casas de veraneio, porém não foi condenado antes de morrer. O processo de enriquecimento ilícito segue em andamento e afeta também alguns membros da família Pinochet. A fazenda tem 51 hectares.
                 O jornal comprovou que os cuidados da fazenda estão a cargo de um funcionário do Exército, que auxiliava Pinochet enquanto este estava vivo. Ainda que não se tenham determinado responsabilidades, o promotor do porto de San Antonio, Eduardo Fernández, disse ao La Tercera que "a investigação ainda não está encerrada definitivamente"


Nenhum comentário:

Postar um comentário